terça-feira, 1 de abril de 2014

Coisas que aprendi - Parte I

Esse post serve quase como uma desabafo, mas espero que sirva também como alerta para que outros viajantes não venham a passar pelas mesmas situações que eu. Esta é a parte um porque eu sei que está tudo apenas no começo e que muitos imprevistos e furadas ainda me esperam e isso não é de todo ruim, afinal, é errando que se aprende, não é? Tudo faz parte da aventura. :)

Então, vamos lá...

1) A agência de intercâmbio nem sempre vai te ajudar como você precisa
Você procura uma agência achando que eles vão ser os melhores conselheiros para ajudar no planejamento da sua viagem e dar as melhores opções para você escolher escola, acomodação, vôo, seguro, documentação, dicas pra passar na alfândega... Ufa! É muita coisa. Se você está, como eu, indo sozinho e pela primeira vez, tudo isso é de causar um certo pânico. Por isso escolhi uma agência e... me dei mal.

Minha escolha foi a World Study, que me apresentou uma boa opção de escola e curso com acomodação, preço e forma de ensino interessantes. Mas desde o primeiro dia as coisas já começaram a desandar. Primeiro o valor total do curso foi passado com a cotação da libra errada, R$1 a menos, então de um dia pro outro o curso aumentou R$1.000. Certo, desculpas aceitas. Depois, quando solicitei orçamento para o vôo, recebi apenas os números dos vôos e valor em Dólar, tive que pesquisar sozinha quais os horários e descobrir que ia ter que passar a noite no aeroporto de Lisboa ou 16 horas esperando em Curitiba. E, então, quis mudar as datas, adiantar em dois dias a ida e volta. A agência me informou que só se pagasse noites extra a 30 libras/dia. Entrei em contato diretamente com a escola e eles disseram que eu poderia mudar as datas sem pagar noites extras e que as noites extras custavam 25 libras. Hã? Resumindo, de agora em diante simplesmente não conto mais com a agência e vou deixar uma reclamação formal. Pretendo tratar o que for possível com a escola (Avalon School - http://www.avalonschool.co.uk/) que felizmente parece ótima e da qual recebi um atendimento excelente, rápido e com todas as informações que preciso.

Update
Como se não bastasse, depois que soube o endereço da casa em que vou ficar resolvi solicitar a contratação de transfer do aeroporto, mas fui informada pela agência de que não seria possível pois já tinha pago tudo e não poderiam abrir uma requisição de pagamento somente para o transfer. Foi a gota d'água. Liguei para a agência reclamando e pedindo para falar com um responsável. Quando consegui, recebi mil pedidos de desculpas e perguntaram o que poderiam fazer para que eu não ficasse com a imagem ruim da agência. Respondi que só queria o transfer. Então disseram que conseguiriam pra mim. Alguns minutos depois ligaram dizendo que até pagariam pelo transfer, o que aceitei de muito bom grado. Ainda assim, afirmo que não voltarei a fazer negócios com a agência e que provavelmente minhas próximas viagens vou planejar sozinha.

2) Compre as passagens aéreas cedo
Compre antes, bem antes! Eu comecei meu planejamento 8 meses antes mas, na esperança ingênua de conseguir alguma promoção, esperei, esperei... e... paguei caro. De um dia pro outro o voo que eu queria aumentou R$400. E as promoções, não apareceram em 8 meses?! Sim, apareceram, mas quando você vai a fundo você vê que nada é tão simples. Os vôos das promoções levam o dobro do tempo, te deixam esperando mais de 15 horas em aeroportos, te fazem ter que trocar de aeroporto em tempos impossíveis, partem e chegam em horários péssimos, tem muitas escalas e, muitas vezes, são vendidos por sites suspeitos... Tudo bem, se você estiver mesmo querendo economizar e topar encarar tudo isso, boa sorte, mas se você preza segurança e comodidade, a única forma garantida de economizar é comprando antecipadamente.

3) Compre as passagens aéreas com o seu cartão de crédito e ganhe o seguro Schengen
Sim! A maioria dos bancos ou bandeiras de cartão de crédito dão este seguro. Os que sei de certeza são o HSBC e o Visa Platinum, mas pelo que vi tem vários outros também. Eu, pra variar, só fiquei sabendo disso um dia depois de comprar minhas passagens, com cartão Visa (não Platinum) quando fui no HSBC me informar para abrir uma conta. Como sempre, sortuda, né? Mas fica o aprendizado.

Por hoje é isso, vai ser ótimo se este tópico parar na parte um, mas desconfio que não será bem assim... fiquem atentos aos próximos episódios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário